Filme retrata como Darwin criou 'A Origem das Espécies'
Sex, 19 Mar, 10h02
Durante a sua vida, Charles Darwin tornou-se famoso internacionalmente como um influente cientista estudando tópicos controversos.
Nascimento 12 de fevereiro de 1809
Shrewsbury, Shropshire, Inglaterra
Morte 19 de abril de 1882 (73 anos)
Downe, Kent, Inglaterra
Nacionalidade britânico
Etnicidade Caucasiana
Campo(s) História natural, naturalismo
Instituições Royal Geographical Society
Conhecido(a) por Teoria da Evolução, seleção natural, seleção sexual
Influência(s) Charles Lyell
Joseph Dalton Hooker
Influenciado(s) Thomas Henry Huxley
Prêmio(s) Medalha Real (1853), Medalha Wollaston (1859), Medalha Copley (1964)
Cônjuge(s) Emma Darwin
Postura religiosa anglicana; agnóstica depois de 1851
Assinatura:
Neto de Erasmus Darwin e também neto de Josiah Wedgwood
O livro "A Origem das Espécies", lançado em 1859 por Charles Darwin, foi sucesso imediato de vendas e um marco divisor na história da humanidade. Na época, a obra de Darwin foi acusada de "matar" Deus ao provar que o homem é fruto de uma evolução natural, e não de Adão, como prega a Bíblia. Durante boa parte de sua vida, o cientista seguiu os preceitos cristãos e quando morreu, em 1882, foi enterrado em uma cerimônia religiosa. É sobre essa dualidade: ciência versus religião, que fala o longa "Criação", que estreia hoje.
O Darwin que se vê na tela é bem diferente do velhinho de longas barbas que ilustra os livros de história. Aqui, ele está em seu melhor momento, após retornar da expedição ao redor do mundo a bordo do navio H.M.S Beagle. Em sua casa de campo, a Down House, no interior da Inglaterra, faz diversos experimentos com pombos na tentativa de provar sua tese sobre a evolução, ao mesmo tempo em que cria seus dez filhos.
Se antes ele era muito religioso e frequentava missas, suas convicções vão, aos poucos, diminuindo conforme avança nas descobertas. A perda completa da fé acontece quando sua filha Anne Darwin morre, com apenas 10 anos. A menina era uma das preferidas de Charles por, logo cedo, mostrar interesse em ciência.
Além disso, pressionado pelo biólogo Thomas Huxley e o botânico Joseph Hooke, Darwin entra em conflito com sua mulher e prima, Emma Darwin (Jennifer Connelly), que ainda é extremamente religiosa.
O personagem descobre que modificações genéticas acontecem mais rápido quando são feitas entre parentes próximos. A consequência é que os descendentes poderão ter a saúde mais frágil. Ao saber disso, ele passa a acreditar que sua filha tenha herdado uma estranha doença sua, por ter se casado com uma prima. Apesar de não ficar claro do que a menina morre, tudo indica que ela tenha pegado uma pneumonia. Na história, o cientista sofria com alucinações e via a todo momento sua filha morta, como se fosse um espírito a lhe rondar.
Dirigido por Jon Amiel, o filme é baseado no livro "Annie's Box", do ambientalista Randal Keynes, tataraneto de Darwin. Na obra, o autor conta a relação do cientista com sua filha e como, após a morte dela, Charles criou coragem para desafiar a igreja e publicar "A Origem das Espécies". No longa, Darwin é interpretado pelo inglês Paul Bettany, o mesmo que fez Silas, o albino, em "O Código da Vinci" (2006). Já o papel de sua filha é feito pela estreante Martha West. As informações são do Jornal da Tarde.
Índice:
1 Biografia
1.1 Infância e educação
1.2 A viagem do Beagle
1.3 Carreira como cientista e concepção da teoria
1.4 Casamento e filhos
2 Evolução por selecção natural
3 Darwin vs Mendel
4 Anúncio e publicação da teoria
4.1 Reação
5.Últimos anos de vida
6 Visão religiosa
7 Legado
8 Reconhecimento
9 Eugenia
10 Darwinismo Social
11 Trabalhos publicados (em inglês)
11.1 Cartas (em inglês)
12 Referências
13 Ver também
14 Ligações externas
Nenhum comentário:
Postar um comentário