Com seis estatuetas, 'Guerra ao terror' desbanca 'Avatar' no Oscar
Publicada em 08/03/2010 às 02h34m
Suzana Velasco
RIO - A posição de Kathryn Bigelow no Kodak Theatre não poderia ser melhor. Sentada em frente a James Cameron, seu ex-marido, ela o superou não só no esperado Oscar de melhor direção, recebido por uma mulher pela primeira vez na História. Seu "Guerra ao terror", sobre um esquadrão antibombas na Guerra do Iraque, venceu o prêmio de melhor filme, ganhando a batalha contra "Avatar". "Guerra ao terror" saiu da festa com seis estatuetas de suas nove indicações, incluindo ainda os Oscars de roteiro original, montagem e os prêmios técnicos de som e edição de som, que as apostas cravavam no filme de Cameron. Também com nove indicações, "Avatar" levou apenas os Oscars de direção de arte, fotografia e efeitos especiais.
A maior surpresa da noite foi o Oscar de filme estrangeiro para o argentino "O segredo de seus olhos", de Juan José Campanella, que agradeceu à Academia por não considerar o idioma dos Na'vi, os seres azuis de "Avatar", uma língua estrangeira. Mas o filme de Cameron não emplacou nem entre seus pares. "Avatar" está no passado, disse no fim da festa Steve Martin, que apresentou a cerimônia com Alec Baldwin.
- Este é o momento de uma vida - afirmou Kathryn, ao receber o Oscar de direção, dedicando os prêmios aos militares no Iraque e no Afeganistão.
A trajetória de "Guerra ao terror" rumo à consagração da noite começou com o Oscar para o roteirista Mark Boal, que contou sobre sua inspiração ao voltar da Guerra do Iraque como repórter e também dedicou o prêmio aos milhares de soldados que ainda estão no país e no Afeganistão. Superando o favorito "Bastardos inglórios", o prêmio já indicava que a noite poderia ser do filme de US$ 11 milhões, independente em Hollywood, e não da superprodução "Avatar", de US$ 500 milhões.
Outra surpresa da noite foi o prêmio de roteiro adaptado para Geoffrey Fletcher, de "Preciosa", já que o favorito era "Amor sem escalas", escrito por Jason Reitman e Sheldon Turner. De resto, os vencedores foram os esperados. Em sua quinta indicação, Jeff Bridges ganhou seu primeiro Oscar, pela atuação em "Coração louco", cuja canção, "The weary kind", também foi vencedora. E Sandra Bullock foi eleita a melhor atriz.
- Eu ganhei mesmo isso? - perguntou Sandra, emocionada. - Obrigada pela oportunidade de fazer algo diferente - disse a atriz, que um dia antes recebeu a Framboesa de Ouro de pior atriz por "Maluca paixão".
Como ator e atriz coadjuvantes, venceram o austríaco Christoph Waltz, que elogiou o "método não ortodoxo de navegação" do diretor de "Bastardos inglórios", Quentin Tarantino; e Mo'Nique, que também agradeceu ao diretor de "Preciosa", Lee Daniels, por "deixar de lado o que é popular para fazer o que é certo".
- Obrigada à Academia, por mostrar que pode valer a atuação, e não a política - disse Mo'nique.
Também previsíveis foram os prêmios de melhor documentário para "The cove" e de filme de animação para "Up - Altas aventuras", que ganhou ainda o Oscar de trilha sonora.
A festa homenageou o diretor e roteirista John Hughes, morto em 2009. A homenagem foi feita por atores de seus célebres filmes sobre a juventude nos anos 1980, como Matthew Broderick, de "Curtindo a vida adoidado", e Molly Ringwald, bem diferente da adolescente de "A garota de rosa shocking" e "Clube dos cinco".
Oscar 2010: confira a lista completa dos vencedores
MELHOR FILME:
"Guerra ao terror"
MELHOR ATOR:
Jeff Bridges (''Coração louco")
MELHOR ATRIZ:
Sandra Bullock ( "Um sonho possível" )
ATOR COADJUVANTE:
Christoph Waltz ( "Bastardos inglórios" )
ATRIZ COADJUVANTE:
Mo'Nique ( "Preciosa - Uma história de esperança" )
DIREÇÃO:
Kathryn Bigelow ("Guerra ao terror")
FILME ESTRANGEIRO:
"O segredo de seus olhos" , de Juan José Campanella (Argentina)
ROTEIRO ADAPTADO:
Geoffrey Fletcher (''Preciosa")
ROTEIRO ORIGINAL:
Mark Boal (''Guerra ao terror'')
ANIMAÇÃO:
''Up - altas aventuras"
DIREÇÃO DE ARTE:
"Avatar"
FOTOGRAFIA:
''Avatar''
MIXAGEM DE SOM:
"Guerra ao terror"
EDIÇÃO DE SOM:
"Guerra ao terror"
TRILHA SONORA ORIGINAL:
"Up - altas aventuras", Michael Giacchino
CANÇÃO ORIGINAL:
"The Weary Kind", de Ryan Bingham e T Bone Burnett em "Coração louco"
FIGURINO:
"A jovem rainha Victoria"
DOCUMENTÁRIO:
"The cove"
CURTA DOCUMENTÁRIO:
"Music by Prudence"
EDIÇÃO:
"Guerra ao terror"
MAQUIAGEM:
"Star Trek"
CURTA DE ANIMAÇÃO:
"Logorama"
CURTA-METRAGEM:
''The New Tenants''
EFEITOS VISUAIS:
''Avatar''
Nenhum comentário:
Postar um comentário