Psicólogo Pedrosa Responde: Não consigo ser ativo com o meu namorado. O que faço?
Tenho 20 anos. Nunca senti atração por mulheres, porém, por questões religiosas, nunca tive coragem de sair com outro homem. Mas no ano passado comecei a namorar um cara, super romântico e tal, mas na hora da transa o cara era perfeito ativo, mas quando resolvia fazer o mesmo meu pênis para de funcionar, acredita? Isso aconteceu em todas as transas. Até já chorei na cama por não conseguir ser ativo. Ah, e mais uma pergunta: toda vez que faço sexo oral sinto ânsia, isso é normal? Sei lá, como sou novo no ramo queria entender. Meu parceiro terminou comigo e disse que eu não tenho vocação para ativo, me ajuda, estou desesperado. Diego (Grande ABC-SP)
Diego, parece-me que a questão da sua orientação sexual homossexual é bem clara. Você não sente desejo sexual pelas mulheres. Ótimo, você é um homossexual e não há problema nenhum neste fato. Nos dias de hoje a homossexualidade é encarada como um variante normal da heterossexualidade presente em humanos e infrahumanos. Para a psicologia, medicina e outras ciências afins, esse tipo de comportamento sexual é encarado hoje com naturalidade e se incentiva as pessoas homossexuais a vivenciarem de forma plena a sua sexualidade: namorando, fazendo sexo, estabelecendo união estável, adotando crianças e formando famílias homoafetivas. Porque reprimir a orientação sexual homossexual, em muitos casos, pode ter como consequência efeitos colaterais indesejáveis, como depressão, transtorno de ansiedade, entre outros.
Lamentavelmente, ainda vivemos numa sociedade com práticas culturais homofóbicas reforçadas por segmentos religiosos fundamentalistas.
Fico feliz em saber que você rompeu com a coerção religiosa de não fazer sexo gay e conseguiu namorar e fazer sexo. Isso é muito bom para sua saúde comportamental. Você só tem 20 anos, praticamente saindo da adolescência e entrando na vida adulta. Talvez com o tempo, - você tendo mais experiências sexuais -, a questão de ser ativo ou passivo vai sendo definida. Não encane com isto.
Sugiro que você procure um cara 100% ativo e depois um passivo e veja com quem você melhor se adapta. Não existe o que seja melhor: ativo, passivo ou versátil. O melhor é fazer aquilo que temos prazer. Com relação ao sexo oral, com a prática a ânsia irá desaparecer. Fazer sexo oral é muito bom e saudável. Não esqueça de usar a camisinha em todas as práticas sexuais. * João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário