Programação da APOGLBT visa refletir sobre as relações entre religião, Estado e sexualidade e aprofunda discussão acerca do tema escolhido para a Parada LGBT deste ano, “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!”.
|
15ª Parada do Orgulho LGBT de SP (divulgação) |
A APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) inicia o 9º Ciclo de Debates, atividade integrante do 15º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo. De 6 de junho a 6 de julho, o público confere gratuitamente diversas mesas de discussão, além de seminários, apresentações culturais e lançamentos. A 9ª edição do Ciclo vem aprofundar a reflexão acerca do tema proposto para a 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo: “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia! – 10 anos da Lei 10.948/01, rumo ao PLC 122/06”.
Em diálogo com a atual conjuntura nacional e internacional na esfera dos Direitos Humanos de lésbicas, gays bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), a programação propõe uma reflexão participativa entre os movimentos sociais, sociedade civil, autoridades e os expoentes dos mais diversos campos da intelectualidade.
Entre os assuntos, destaque para o posicionamento do Estado em relação ao fundamentalismo religioso, o papel da espiritualidade na construção das sexualidades e o redimensionamento dos aspectos jurídicos de instituições como família, casamento e os direitos para as minorias definidos através de políticas públicas.
Em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou 2011 como o Ano Mundial do Afrodescendente, o 9º Ciclo de Debates aborda também a relação entre a cultura negra e a diversidade sexual.
Direitos LGBT X Liberdade Religiosa
Questionar as construções, os projetos políticos e os discursos em torno da sexualidade: estes são os principais pontos da mesa de abertura do 9º Ciclo de Debates. Sob o tema “Sexualidade: uma história não contada”, a atividade ocorre no próximo dia 6 de junho (segunda-feira), às 18h, no CREMESP (Rua Domingos de Morais, nº 1810, Vila Mariana).
Com mediação da coordenadora do Programa Estadual de DST/AIDS, Maria Clara Gianna, a mesa conta com a participação da socióloga e escritora Berenice Bento, Carla Garcia, Marina Bernau e Helena Marques. Quem estiver presente confere o lançamento do documentário “Pernoite”, dirigido por Cibele Appes e Eduardo Alves. Após o debate, a DJ Zuba anima o coffee break.
No dia 7 (terça-feita), a mesa “Sem notícias de Deus num estado sem lei” é aberta com a exibição do curta “Borboletas da Vida”, dirigido por Vagner de Almeida e produzido pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS do Rio de Janeiro (ABIA), eleito o melhor documentário de 2005 pelo New York Brazilian Film Festival. A atividade ocorre a partir das 18h30, na UNISA – Campus II (Rua Isabel Schmidt, nº 349, Santo Amaro).
Todas as atividades do 9º Ciclo de Debates são gratuitas, abertas ao público em geral e acontecem em diversos locais de fácil acesso.
Transmissão ao vivo pela web
Uma parceria inovadora entre a APOGLBT e a empresa UCam Digital Transmission irá proporcionar a primeira transmissão ao vivo e integral do Ciclo de Debates. Lançado no último dia 1º, a webtv BeGay TV fará a cobertura em tempo real de todas as mesas, possibilitando a participação de pessoas de todas as partes do mundo.
Para acompanhar, basta acessar o site da BeGayTV: www.beweb.tv/begay. Os usuários podem ainda enviar perguntas e fazer comentários através do Facebook.
Além do 9º Ciclo de Debates, a programação do 15º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo reúne a 11ª Feira Cultural LGBT (23 de junho, no Vale do Anhangabaú), o 11º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade (24 de junho, na Academia Paulista de Letras) o 11º Gay Day (25 de junho, no Playcenter) e a 15ª Parada do Orgulho LGBT (26 de junho, na Avenida Paulista).
Confira as programação das duas primeiras mesas do Ciclo. Para mais informações, acompanhe o site www.paradasp.org.br.
SERVIÇO
9º Ciclo de Debate – 15º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo
De 06 de junho a 06 de julho, diversos horários e locais
Entrada gratuita
Mais informações com Cléo Dumas, pelo telefone (11) 3362-8266 ou pelo e-mail paradasp@paradasp.org.br.
06 de junho, a partir das 18h
Sexualidade: uma história não contada
CREMESP: Rua Domingos de Morais, nº 1810, Vila Mariana
18h – Mesa de abertura
Ideraldo Luiz Beltrame (presidente da APOGLBT)
Eloisa Arruda (secretária de Justiça do Estado de São Paulo)
Franco Reinaldo (coordenador de Políticas da Diversidade Sexual da prefeitura de São Paulo)
José Gregori (secretário de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo)
18h30 – Lançamento do documentário “Pernoite”, de Cibele Appes e Eduardo Alves.
19h – Debate
Berenice Bento (socióloga e escritora)
Maria Filomena Cernicchiaro (Diretora do Centro de Treinamento e Referência de DST/Aids de São Paulo)
21h30 – Coffeebreak com DJ Zuba
07 de junho, a partir das 18h30
Sem notícias de Deus num Estado sem leis
UNISA – Campus II: Rua Isabel Schmidt, nº 349, Santo Amaro
18h30 – Exibição do documentário “Borboletas da vida”, do diretor Vagner de Almeida.
19h – Debate
Mediação: Francisco Felix (grupo ELES)
Helena D’Azevedo Marques (coordenadora do CREAS Cidade Ademar)
Cristiano Valério (reverendo da Igreja da Comunidade Metropolitana)
Henrique da Silva Lyra (grupo ELES)
Luiz Henrique Silva (grupo ELES)
21h – Dindry Buck
21h45 – Coffeebreak
Aguarde para detalhes de novas datas e locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário