Nossa sociedade estrutura-se a partir de uma série de opressões que geram discriminações em todas as esferas da organização social. O racismo, o machismo e a homofobia estão presentes no cotidiano inclusive dos e das estudantes deste país. Nessa perspectiva fazemos um enfrentamento no dia-a-dia, lutando por uma educação não heteronormativa, sexista e racista.
Nesse sentido repudiamos a aprovação em primeiro turno do PROJETO DE LEI Nº 1082/2011, EMENTA: VEDA A DISTRIBUIÇÃO, EXPOSIÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO CONTENDO ORIENTAÇÕES SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Idealizado pelo vereador Carlos Bolsonaro, uma vez que, este projeto vai de encontro aos direitos fundamentais no plano individual e coletivo ferindo a Constituição e aos Direitos Humanos.
É na escola onde as práticas, posturas, princípios e valores sociais são reproduzidos e de forma legitimar as hierarquias sexuais, naturalizando a norma heterossexual e invisibilizando/inviabilizando outras possibilidades de manifestações das sexualidades, causando a evasão da comunidade LGBT das instituições de ensino.
Nosso coletivo luta para que as instituições de educação na construção de uma nova cultura política exercitem novas práticas superando a lógica opressora, de modo a incluir, efetivamente, os grupos historicamente excluídos como: negros e negras; quilombolas; deficiências diversas; povos indígenas; trabalhadores e trabalhadoras do campo; mulheres; lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, comunidade LGBT.
Defendemos uma educação e sociedade emancipadas de preconceitos e opressões, onde as pessoas tenham direito de expressar sua sexualidade construindo um mundo livre de opressões, laico e libertário.
Desta forma solicitamos à Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro que no próximo dia 27 de março de 2012, seja contrária a este Projeto de Lei evitando o imenso dano político na construção de uma educação que tenha caráter emancipatório.
VETO a naturalização das opressões!
COLETIVO KIZOMBA ARCO-ÍRIS
KIZOMBA ARCO-ÍRIS
Movimento Estudantil
BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário