O Blog da Comunidade Gay Brasileira...

O Blog da Comunidade Gay Brasileira...

Com notícias do universo LGBT - Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transgênero... E Variedades em todas as áreas do conhecimento... Ah! Simpatizantes também são bem vindos à causa...

Bom dia a todos os militantes pelos direitos humanos e principalmente militantes contra a "Homolesbotransfobia", os que militam no mundo real e os que militam no mundo virtual já que os dois mundos se complementam.
Já acordei e Super disposto pra luta então quem estava de plantão pode ir dormir que eu já estou BEM ACORDADO por nós todos.
Que a força na qual vocês acreditam lhes ilumine e proteja no sono sagrado dos guerreiros e guerreiras da justiça, amor, paz e igualdade e esteja convosco no despertar.
Com vocês sou forte para mudar o mundo, sem vocês sou apenas um eco no vazio batendo na montanha e voltando.

Luta pela igualdade social... Direito de todos.
Lute duramente pelos seus direitos
apenas não se entregue!
Lute duramente pela sua vida
vá! Você deve chegar lá...

luta, luta, então mais luta
apenas, apenas nunca, nunca desista!
Através da mente...
voando...
cultivando sabedoria e serenidade
para perceber o quão pequeno nós somos
na frente desse grande poder
nem orgulho, nem ego pode prevalecer
Agora...
ninguém pode viver a minha vida
o que importa é o que eu faço
define quem eu sou!
Oh, agora eu tenho que me sentir vivo
seja lá o que os meus medos possam dizer
se eu desistir não será eu! A igualdade sempre!

* * * BLOG BABY NIGHT FOREVER 2013 * * *

Blogue adulto!

Blogue adulto!
A V I S O : Só pra maiores...

Bom Dia!

Good Morning LGBT News Fans! Have a lovely day!

A Hora Certa é:

- A Hora Certa é:
relojes web gratis

Visitantes Oline

Visitantes Oline:

Sou amigo da diversidade...

Sou amigo da diversidade...
Xô, preconceito!

Diga não ao preconceito!

Diga não ao preconceito!

Ser Diferente é Normal... Preconceito é opinião sem conhecimento... "O preconceito é o filho da ignorância"(Willian Hazlitt)... "Nunca é tarde para abrirmos mão de nossos preconceitos"(Voltaire)... "Época triste é a nossa em que que mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo"(Einstein)... Lady Gaga canta que "God makes no mistakes/ I was born this way"(Deus não comete erros/eu nasci desse jeito)...Qualquer forma de preconceito, mesmo contra as bichinhas pão com ovo, ainda é preconceito. Viva e deixe viver. É isto ai!...

"Eu não me importo se você é negro, branco, hétero, bissexual, gay, ateu, cristão, rico ou pobre. Se você for gentil comigo, eu serei gentil com você."

Para quem não conhece esse é o:

Para quem não conhece esse é o:

Inciso IV do art. 3° da Constituição Federal do Brasil diz, em sua íntegra: "promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

* * * VISITANTES * * *

* * * TOTAL DE VISITANTES * * *

Seguidores

VÊ SE APRENDE DE UMA VEZ POR TODAS ! ! !

VÊ SE APRENDE DE UMA VEZ POR TODAS ! ! !
ENTENDEU A DIFERENÇA BICHO ?

"LUZ, CÂMERA E AÇÃO"

"LUZ, CÂMERA E AÇÃO"

"SOM NA CAIXA"

"SOM NA CAIXA"
AUMENTE O VOLUME E DEIXE O TEMPO ROLAR...

"O SOM DA BATIDA PERFEITA"...

"O SOM DA BATIDA PERFEITA"...

Curta a Sua Música

Translate

Dicionário

iDcionário Aulete

Siga-me...Twitter


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Não consigo namorar outros homens por muito tempo, e agora?

Psicólogo Pedrosa Responde: Não consigo namorar outros homens por muito tempo, e agora?

Psicólogo Pedrosa Responde: Não consigo namorar outros homens por muito tempo, e agora?
Eu tenho uma questão que está me preocupando muito na fase atual de minha vida. Sou homossexual assumido e tenho encontrado muita dificuldade em estabelecer vínculos mais duradouros com os homens que surgiram em minha vida (que não são muitos). Tenho tentado de várias formas, sempre sem sucesso.
A minha pergunta é: quais as possíveis variáveis envolvidas nessa dificuldade, considerando a sua perspectiva teórica? Em outras palavras... Eu queria saber se, além de dificuldades aprendidas na minha história de vida, existem também razões que envolvam as práticas culturais da comunidade gay e as determinações biológicas específicas da masculinidade. Emerson (São Paulo - SP)

Com relação a minha perspectiva teórica, o meu trabalho é referenciado na vasta obra do psicólogo norte-americano B. F. Skinner (1904 -1990). Skinner foi um dos pioneiros em ciência de base relacionada à pesquisa na psicologia experimental, notadamente na área de aprendizagem formulando o conceito de comportamento operante. Podemos afirmar que ele foi do ponto de vista da ciência o mais importante estudioso contemporâneo do comportamento. 

É considerado o fundador de uma nova ciência relacionada à compreensão de como os organismos se comportam, que se chama Análise do Comportamento. Muito conhecido no meio acadêmico (é o psicólogo com mais citações em trabalhos científicos), ele é pouco divulgado pela mídia leiga. Talvez pela dificuldade de entendimento das suas obras escritas numa linguagem científica pouco comum ao grande público ou talvez pelas suas ideias revolucionárias sobre a origem do comportamento que se contrapõem às teorias da psicologia tradicional - reforçadas desde a antiguidade -, de que os comportamentos se originam na mente. 

Skinner nega a existência de uma mente como agente iniciador do comportamento. Para ele, a origem do comportamento se dá na relação do organismo com o seu ambiente, através das contingências de reforço. É aí que se estabelecem as bases do comportamento/aprendizagem. Essa premissa científica não é nada sedutora para uma cultura como a nossa controlada pelo subjetivismo, pelos dogmas religiosos, pelas superstições, enfim, pelo sobrenatural. Para uma cultura que acredita em espírito, alma, duende, gnomo, demônio, astrologia, entre outras entidades criadas pelo próprio homem, fica difícil a compreensão do comportamento em base científica e ateísta.

Emerson, com relação a sua dificuldade em estabelecer um vínculo, são muitas as variáveis que poderão estar envolvidas. Cada caso é um caso, não podemos generalizar. Para melhor compreensão do seu caso seria necessário ter o seu relato de como foi a sua história antecedente. A partir daí levantaríamos algumas hipóteses. Mas vão algumas dicas para você fazer uma autoanálise.

Entendemos que os nossos comportamentos são selecionados pela sua ação reforçadora através de três níveis de seleção: 1. filogênese (evolução da espécie: história genética da espécie transmitida de geração em geração - o que você chamou de determinação biológica); 2. ontogênese (evolução individual: influências sofridas pelo indivíduo através do meio em que foi criado - o que você chamou de aprendido); e 3. práticas culturais (evolução cultural: práticas que foram selecionadas ao longo da história que têm uma ação reforçadora em determinada cultura - o que você chamou de práticas culturais da comunidade gay). As variáveis controladoras do comportamento são estabelecidas a partir desses três níveis.

No caso da homossexualidade, que é uma orientação sexual que foi selecionada há milhões de anos (não se sabe ainda qual a sua função na evolução da espécie), ela sofre influência dos três níveis de seleção. 

A filogênese determinou a homossexualidade ao longo da história das espécies no planeta. Aqui temos a questão da sua origem e também a questão de gênero - o que você chamou de masculinidade. O homem seja hétero ou gay filogeneticamente é poligâmico. A monogamia foi selecionada pela cultura tendo como funcionalidade o controle social visando a manutenção da família. Daí a dificuldade de manter-se a fidelidade e o vínculo. Para ampla maioria dos homens gays esta dificuldade ainda é maior porque eles não constituem família, não estabelecendo um vínculo maior, como por exemplo, os filhos. Podemos ressaltar, ainda na questão da filogênese, a suscetibilidade maior existente nos organismos do sexo masculino, seja hétero ou gay, para terem mais relações sexuais.

A ontogênese determina como o meio em que se vive - a família, por exemplo -, influencia na maneira de cada um se comportar. É a história de vida bem particular de cada um de nós, as nossas vivencias e aprendizagens. 

A prática cultural influencia sobremaneira o nosso comportamento. Regras são estabelecidas pelas religiões, estado e educação determinando a nossa maneira de agir. E muitas dessas regras se tornam autorregras, ou seja, as incorporamos e passamos a nos comportar controlados por elas. 

Por causa da homofobia, que é determinada culturalmente, a imensa maioria dois gays não estabelece um vínculo maior nas suas relações afetivas onde o sexo casual e anônimo passou a ser uma prática comum; vide saunas, banheirões, clubes de sexo, entre outros. O vínculo duradouro fica difícil de ser estabelecido por causa da prática clandestina da homossexualidade.

Emerson, finalmente, penso que a homofobia é uma variável importante, entre outras aqui citadas, que impede que os gays vivenciem livremente a sua sexualidade, dificultando assim o estabelecimento de um vínculo maior nas suas relações.

* João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro "Segundo Desejo" (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Vamos aprender...

Vamos aprender...
...para respeitar!

Minha Raça Humana

Minha Raça Humana

Quem é Baby Night ?

“Aprendi com meus erros, pois foi a partir deles que comecei a acertar”. Superei meus medos, pois é superando-os que se aprende o que é coragem. Procuro dá sempre o melhor de mim, para que o melhor para mim possa ser dado. Posso dizer que já sofri, já chorei, já perdi, já errei... Mas posso dizer com mais certeza ainda, que em todas estas situações eu aprendi o segredo da vitória. “Sou o reflexo de tudo em que acredito de tudo que posso ser capaz. Alguém que aprendeu que nunca se deve desistir e se por acaso chegar a desistir, nunca é tarde para começar de novo e fazer um novo fim de sua história... Amo sonhar e acreditar que todos os meus sonhos um dia se tornarão realidade. Amo amar e amo ser amado...”.Poucas horas ao lado de uma pessoa que posiciona palavras de maneira firme, poética, harmônica e que sabe usar cada uma delas no momento exato e no timbre ideal, é transcendental. Não se explica, apenas vive-se o momento. A essência de um homem é a única coisa que o move e que o aproxima de outra essência. A combinação entre as duas compõem o perfume ideal... É como fechar os olhos e viajar num vento ouvindo música tocada pelos anjos...

O preconceito é um ato covarde...

O preconceito é um ato covarde...
Denuncie...