O Blog da Comunidade Gay Brasileira...

O Blog da Comunidade Gay Brasileira...

Com notícias do universo LGBT - Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transgênero... E Variedades em todas as áreas do conhecimento... Ah! Simpatizantes também são bem vindos à causa...

Bom dia a todos os militantes pelos direitos humanos e principalmente militantes contra a "Homolesbotransfobia", os que militam no mundo real e os que militam no mundo virtual já que os dois mundos se complementam.
Já acordei e Super disposto pra luta então quem estava de plantão pode ir dormir que eu já estou BEM ACORDADO por nós todos.
Que a força na qual vocês acreditam lhes ilumine e proteja no sono sagrado dos guerreiros e guerreiras da justiça, amor, paz e igualdade e esteja convosco no despertar.
Com vocês sou forte para mudar o mundo, sem vocês sou apenas um eco no vazio batendo na montanha e voltando.

Luta pela igualdade social... Direito de todos.
Lute duramente pelos seus direitos
apenas não se entregue!
Lute duramente pela sua vida
vá! Você deve chegar lá...

luta, luta, então mais luta
apenas, apenas nunca, nunca desista!
Através da mente...
voando...
cultivando sabedoria e serenidade
para perceber o quão pequeno nós somos
na frente desse grande poder
nem orgulho, nem ego pode prevalecer
Agora...
ninguém pode viver a minha vida
o que importa é o que eu faço
define quem eu sou!
Oh, agora eu tenho que me sentir vivo
seja lá o que os meus medos possam dizer
se eu desistir não será eu! A igualdade sempre!

* * * BLOG BABY NIGHT FOREVER 2013 * * *

Blogue adulto!

Blogue adulto!
A V I S O : Só pra maiores...

Bom Dia!

Good Morning LGBT News Fans! Have a lovely day!

A Hora Certa é:

- A Hora Certa é:
relojes web gratis

Visitantes Oline

Visitantes Oline:

Sou amigo da diversidade...

Sou amigo da diversidade...
Xô, preconceito!

Diga não ao preconceito!

Diga não ao preconceito!

Ser Diferente é Normal... Preconceito é opinião sem conhecimento... "O preconceito é o filho da ignorância"(Willian Hazlitt)... "Nunca é tarde para abrirmos mão de nossos preconceitos"(Voltaire)... "Época triste é a nossa em que que mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo"(Einstein)... Lady Gaga canta que "God makes no mistakes/ I was born this way"(Deus não comete erros/eu nasci desse jeito)...Qualquer forma de preconceito, mesmo contra as bichinhas pão com ovo, ainda é preconceito. Viva e deixe viver. É isto ai!...

"Eu não me importo se você é negro, branco, hétero, bissexual, gay, ateu, cristão, rico ou pobre. Se você for gentil comigo, eu serei gentil com você."

Para quem não conhece esse é o:

Para quem não conhece esse é o:

Inciso IV do art. 3° da Constituição Federal do Brasil diz, em sua íntegra: "promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

* * * VISITANTES * * *

* * * TOTAL DE VISITANTES * * *

Seguidores

VÊ SE APRENDE DE UMA VEZ POR TODAS ! ! !

VÊ SE APRENDE DE UMA VEZ POR TODAS ! ! !
ENTENDEU A DIFERENÇA BICHO ?

"LUZ, CÂMERA E AÇÃO"

"LUZ, CÂMERA E AÇÃO"

"SOM NA CAIXA"

"SOM NA CAIXA"
AUMENTE O VOLUME E DEIXE O TEMPO ROLAR...

"O SOM DA BATIDA PERFEITA"...

"O SOM DA BATIDA PERFEITA"...

Curta a Sua Música

Translate

Dicionário

iDcionário Aulete

Siga-me...Twitter


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Márcio Retamero: Pode a Bíblia incluir?

Márcio Retamero: Pode a Bíblia incluir?
Por Márcio Retamero* 5/11/2010 - 12:05

Passado o segundo turno das eleições presidenciais, tendo elegido uma mulher para ocupar o mais alto posto da escala do Poder Executivo brasileiro - fato inédito em nossa história - ninguém em sã consciência pode fechar os olhos para o enorme peso do fundamentalismo religioso no Brasil.
Dilma Rousseff não tomaria posse no primeiro dia de 2011 caso tivesse negligenciado a crescente parcela da sociedade brasileira alinhada com a ala fundamentalista do cristianismo; sua agenda de campanha, seus discursos, suas declarações à imprensa sobre assuntos caros aos fundamentalistas, sua carta compromisso dirigida aos evangélicos e até mesmo a imagem veiculada pelos canais de TV no primeiro pronunciamento à nação, já presidente, tendo ao lado o senador Magno Malta, nos dão a firme convicção de que o poder do livro sagrado dos cristãos e sua interpretação literalista, ainda que seletiva, entrou de vez para o debate público no Brasil.
Quem duvida deste fato consumado corre o risco de perder o bonde da história, principalmente se é político ou pretende se eleger nos próximos anos. Eu sei que é uma constatação amarga, para muitos, mas inegável: a bancada evangélica fundamentalista no Congresso Nacional cresceu e aliados do povo LGBT, como a senadora Fátima Cleide, não conseguiram a reeleição. Aliás, no Legislativo, somente um homossexual assumido, Jean Wyllys do PSOL/RJ, conseguiu se eleger e não fosse o expressivo número de votos do seu companheiro de partido, o professor Chico Alencar, ele não conseguiria.
Os líderes da militância LGBT no Brasil não podem mais ignorar o fundamentalismo religioso e fazer de conta que ele não pesa nas decisões políticas entre nós, e, se desejam ver nossas causas aprovadas no Legislativo, bem como a continuação das políticas públicas iniciadas no governo Lula, devem encarar e traçar estratégias precisas em relação ao fundamentalismo religioso que se recusa e de uma vez por todas, ficar debaixo do tapete.
Por todas essas razões, ganha relevância na atual conjuntura o trabalho das igrejas inclusivas e o papel dos teólogos que trabalham com a questão no Brasil, pois estão na linha de frente no combate ao fundamentalismo religioso cristão há quase dez anos. Não será inteligente nem estratégico para a militância LGBT do Brasil ignorar o trabalho que realizamos, as reflexões que temos trazido e as contribuições positivas que temos dado até o presente momento.
Visando contribuir para a questão LGBT é que lançarei, no próximo dia 10 de novembro, quarta-feira, às 19h, o livro intitulado "Pode a Bíblia incluir? Por um olhar inclusivo sobre as Sagradas Escrituras", editora Metanoia, no Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro.
O livro é um guia de leitura/interpretação da Bíblia através do método histórico-crítico de análise dos textos, a alternativa mais correta para combater a leitura literalista seletiva dos mesmos, como fazem os fundamentalistas, principalmente daqueles que, segundo eles, condenam a homossexualidade como pecado e abominação.
O método histórico crítico de análise da Bíblia nada tem de novo, pois tal método é filho do século 18 e, desde então, é ensinado nas melhores faculdades de teologia do mundo e essas ficam na Europa e nos Estados Unidos. Acontece que entre nós, tal método não é ensinado nas casas de formação teológica e só é mencionado nelas no intuito de desacreditá-la, com o argumento de que tal método esvazia as igrejas como aconteceu na Europa, o que não é conveniente para quem deseja ver suas igrejas abarrotadas de gente fideísta, pronta a doar 10% de sua renda bruta.
Se olharmos para a história da igreja evangélica no Brasil entenderemos as razões que nos fizeram chegar ao ponto que chegamos. O tipo de missão evangélica que veio nos colonizar é de matriz fundamentalista, reacionária, anti-ecumênica e machista. Como deu certo aqui - e a prova disso são as igrejas prósperas - e como não se mexe em time que está vencendo, não é interessante para os líderes evangélicos a desconstrução dogmática que o método histórico-crítico proporciona aos textos bíblicos. Na verdade, quanto mais ignorante o povo e menos instruído em matéria bíblica, maior o lucro financeiro além de político.
Diante desse quadro é necessária e urgente a democratização do conhecimento teológico produzido pelo viés do método histórico crítico, certamente um trabalho de longo prazo, mas que precisa ser iniciado aqui e agora. É o que faço lançando este despretensioso guia de leitura inclusiva da Bíblia. Conto com sua presença na noite de autógrafos e com sua leitura.
Serviço:
Lançamento do livro "Pode a Bíblia incluir", Rev. Márcio Retamero, editora Metanoia.
Data e local: 10 de novembro, às 19h, no Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro.
* Márcio Retamero, 36 anos, é teólogo e historiador, mestre em História Moderna pela UFF/Niterói. É pastor da Comunidade Betel/ICM RJ e da Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo. É autor de "O Banquete dos Excluídos" e "Pode a Bíblia Incluir?", ambos publicados pela Editora Metanoia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Vamos aprender...

Vamos aprender...
...para respeitar!

Minha Raça Humana

Minha Raça Humana

Quem é Baby Night ?

“Aprendi com meus erros, pois foi a partir deles que comecei a acertar”. Superei meus medos, pois é superando-os que se aprende o que é coragem. Procuro dá sempre o melhor de mim, para que o melhor para mim possa ser dado. Posso dizer que já sofri, já chorei, já perdi, já errei... Mas posso dizer com mais certeza ainda, que em todas estas situações eu aprendi o segredo da vitória. “Sou o reflexo de tudo em que acredito de tudo que posso ser capaz. Alguém que aprendeu que nunca se deve desistir e se por acaso chegar a desistir, nunca é tarde para começar de novo e fazer um novo fim de sua história... Amo sonhar e acreditar que todos os meus sonhos um dia se tornarão realidade. Amo amar e amo ser amado...”.Poucas horas ao lado de uma pessoa que posiciona palavras de maneira firme, poética, harmônica e que sabe usar cada uma delas no momento exato e no timbre ideal, é transcendental. Não se explica, apenas vive-se o momento. A essência de um homem é a única coisa que o move e que o aproxima de outra essência. A combinação entre as duas compõem o perfume ideal... É como fechar os olhos e viajar num vento ouvindo música tocada pelos anjos...

O preconceito é um ato covarde...

O preconceito é um ato covarde...
Denuncie...